Aluno do Ensino Médio está na 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Economia
Os cinco melhores colocados na competição irão integrar a delegação brasileira na Olimpíada Internacional.
Gabriel Vieira, do 3º ano do Ensino Médio, está na 2ª fase da OBECON – Olimpíada Brasileira de Economia. O aluno garantiu a 2ª colocação entre os 254 classificados e os 2.023 participantes em sua categoria.
A prova para estudantes de Ensino Médio de todo o Brasil fomenta o ensino de economia, finanças e negócios. Em 2019, 2187 alunos realizaram a 1ª fase da OBECON, 201 completaram a 2ª fase e, finalmente, 30 alunos foram selecionados para realizar a, então inédita, 3ª etapa da prova, que consiste na resolução, em grupo, de um business case. Os cinco melhores colocados integram a delegação que representa o Brasil na Olimpíada Internacional de Economia – IEO.
Para Gabriel, a chance de participar da equipe parece a combinação perfeita. “Isso significa fazer algo que eu gosto, conhecer lugares novos e ainda conseguir mais créditos para estudar fora, que é algo que eu penso em fazer”.
A graduação no exterior é um dos objetivos do aluno que, no ano passado, estudou economia no Harvard Summer School Program, durante sete semanas, na prestigiada universidade americana.
A oportunidade garantiu uma boa base sobre o tema da olimpíada, mas para se preparar, Gabriel ainda leu alguns livros da área e, principalmente, se manteve bastante atualizado, por considerar que a prova exige exatamente isso. “Eu já havia participado da OBECON no ano passado e pude observar que todas as perguntas têm relação com algo atual, mas para responder é necessário fazer relações com a área da economia” explicou o aluno.
A economia é, na sua origem, o estudo de como decisões são tomadas por agentes, sejam eles indivíduos, empresas, ou mesmo países. É uma ciência social, na medida em que tem a relação entre os homens (agentes) e os recursos escassos disponíveis como seu objeto de estudo. Os temas trabalhados na Olimpíada Brasileira de Economia são: Conceitos Básicos, Microeconomia, Macroeconomia, Educação Financeira, Finanças, Economia Comportamental, História Econômica e Negócios.